Saúde bucal tem impacto significativo na desnutrição em idosos.
De acordo com um estudo realizado na Faculdade de Medicina da University of North Carolina (UNC), a má saúde bucal e a desnutrição são um dos principais fatores que levam um idoso ao pronto socorro, gerando alto risco de declínio funcional, diminuição da qualidade de vida e aumento da mortalidade.
Dos fatores de risco estudados, constatou-se que a má saúde bucal tem o maior impacto na desnutrição. Mais da metade dos pacientes no estudo teve problemas dentários, e estes foram três vezes mais propensos a sofrer de desnutrição em relação aqueles sem problemas dentários. Dez por cento dos pacientes experimentaram “insegurança alimentar”, uma definição baseada em resposta a perguntas sobre não ter comida suficiente, comer menos refeições e ir para a cama com fome. A insegurança alimentar também esteve fortemente associada à desnutrição. Outros fatores que podem contribuir para o problema incluem isolamento social, depressão, efeitos colaterais de medicação e mobilidade limitada.
Collin Burks, um estudante de medicina da UNC e autor principal do estudo, explica que resolver os problemas dentários não só torna mais fácil para estes indivíduos se alimentarem, mas também pode melhorar a auto-estima, qualidade de vida e a saúde geral.
Fonte: https://www.dentalpress.com.br/portal/saude-bucal-desnutricao-em-idosos/