Quando fazer a primeira consulta do seu bebê com um Odontopediatra
Ontem, a Dra Carolina, Especialista em Odontopediatria, que também atende no nosso Centro e uma das fundadoras da página no Facebook Sobre mamães, bebês e dentinhos(https://www.facebook.com/sobremamaesbebesedentinhos/?fref=ts), fez um post bem legal sobre a primeira consulta odontológica do seu bebê. Confira:
`{Sobre a 1ª Consulta}
Muitas dúvidas surgem quando o assunto é a primeira consulta de uma criança no dentista. E geralmente, por desinformação até por profissionais da área da saúde que deveriam instruir, essa consulta deixa de ser preventiva e passa a ser curativa (ou seja, a primeira vez que a criança vai ao dentista para fazer algum tratamento).A cultura do "dente de leite vai cair" ou "não me disseram que eu precisava trazer ela/ele ao dentista" vem acompanhada de cáries extensas, dolorosas, podendo chegar a situações extremas de um tratamento de canalzinho (sim, criança faz canal) ou um extração precoce (ou seja, perder um dentinho MUITO antes do momento dele cair). Então, falando muito claramente e com todas as letras, o ideal é que a primeira consulta aconteça aos seis meses de idade (quando os primeiros dentinhos de leite começam a nascer). Não é uma consulta para intervenção ou tratamento, é uma consulta repleta de informação, orientação e muita conversa pra esclarecimento de dúvidas e mitos. E sim, evita muitas dores de dente - e de cabeça! Leve os nossos pequenos ao odontopediatra. Faça a sua parte e deixe que nós façamos a nossa: cuidar dos dentes das nossas crianças pra que sejam também adultos saudáveis.
Com carinho, Dra Carolina.
*Essas fotos foram tiradas (com autorização do responsável) de um atendimento realizado hoje em uma criança de 2 anos. Isso é resultado de uma alimentação rica em doces e pobre em flúor!
#smbed #primeiraconsulta #criança #bebê #saúde#odontologia #odontopediatria #pediatria #flúor#cárie´