Gravidez e saúde bucal
O controle de todas as estruturas bucais, sejam tecidos ou estruturas ósseas, tem importante papel para garantirmos mais saúde de uma forma geral.
De acordo com um estudo realizado na Universidade de Halsinki, Finlândia, além das alterações associadas a periodontite, como o aumento da glicemia em diabéticos ou aumento do fator de risco para doenças cardiovasculares, um determinado patógeno periodontal comumente relacionado com a periodontite, pode atrasar a concepção em mulheres.
O estudo teve como população observada mulheres com idade média de 29 anos, saudáveis, que ainda não se encontravam grávidas mas tinham interrompido a contracepção, foram realizados exames clínicos orais associados a exames ginecológicos durante 12 meses. Nesse estudo foi associada a presença da Porphyromonas gingivalis e seus anticorpos na saliva de mulheres que não conseguiram atingir o sonho de se tornarem mães no período estudado de 12 meses.
Ou seja, a importância dada a saúde bucal tem grande correlação com a capacidade de concepção em mulheres e avaliações regulares feita por profissionais qualificados e um pré-natal odontológico pode favorecer mulheres que tentam engravidar e encontram dificuldades.